segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Vamos Filosofar?

Olá pessoal,

Semana passada recebemos algumas dicas da professora de Filosofia de como trabalhar este tema com as crianças. Mas antes é importante definir o conceito de Filosofia, que é simplesmente "amigo do saber".
O que isto significa? Significa que através do filosofar, estimulamos o pensar, o gosto pelo questionar, fantasiar, bem como incentivar à criança a expor sua opinião.

As dicas foram as seguintes:
1) Qual tema abordar?
Ser humano: Quem sou eu? De onde eu vim? Por que eu sou humano?
Amizade: O que é amizade? Por que precisamos de amigo? Como eu sei quem é meu amigo?
Natureza: De onde vêm os animais? Por que o cachorro não fala?
Deus: Quem criou Deus? 

2) Como iniciar? Através do "Jogo do por quê".
- Por que os coelhos têm orelhas grandes? - Por que a aranha produz teia? - Por que os animais não falam?

O importante neste diálogo é ouvir o que as crianças têm a dizer. A partir dos 3, 4 anos de idade, elas iniciam naturalmente os questionamentos e ao trabalharmos Filosofia, damos a oportunidade delas pensarem por si próprias e não esperarem sempre por respostas prontas e acabadas.
É muito importante que o grupo esteja num local tranquilo, com poucas crianças, para que não sejam interrompidas enquanto estiverem falando. 


Se perguntarmos por exemploo, "por que está chovendo hoje?", ouviremos muitas respostas, como por exemplo:

- Por que o sol está muito quente. 
- Por que estou com calor.
- Por que as plantas precisam de água.
ou simplesmente...
- Por que minha mãe comprou um guarda-chuva novo! =)



Obrigada pela atenção
Se gostou, por favor compartilha! =D

Foto

#filosofiaparacriança #filosofar #amigodosaber

Nenhum comentário:

Postar um comentário